Inovação - Fórum Interdisciplinar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

+7
lucas araujo
miguel
thayna da costa
lidiana merlim cruz
Pedro Paulo
MatheusCassimiro
prof Marcio Tuza-Port
11 participantes

Ir para baixo

O que você achou do filme?

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_lcap71%Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_rcap 71% 
[ 5 ]
Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_lcap29%Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_rcap 29% 
[ 2 ]
Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_lcap0%Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_lcap0%Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_lcap0%Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 7
 
 

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 24 maio 2011, 11:27

The Freedom writers (true story)
A verdadeira história dos Escritores da Liberdade


Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Studentsofroom203pageimage Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade ESCRITORES+DA+LIBERDADE+6

Assistimos ao filme "Escritores da Liberdade" na aula do dia 22/05/2011. O filme retrata o cotidiano da turma 203 em uma escola dos Estados Unidos onde a proposta de integração dos alunos de diferentes raças não é uma realidade na prática. O que se vê é um ajuntamento segregado de grupos, tratados no filme como gangues, onde impera a guerra urbana preconceituosa. Uma professora recém formada, um conselho educacional que não interage com a instituição, uma coordenadora falida e invejosa, um professor ambicioso, um grupo de alunos estereotipados são as personagens que envolvem este drama. Em seu projeto final, a professora Erin, sugere que seus alunos editem um livro para narrar as experiências vividas por eles, que foram registradas em seu diário. Uma outra temática do filme é a construção do conhecimento sobre o fato histórico vivido pelos judeus na época da 2ª Guerra Mundial, abordado no filme através da leitura do "Diário de Anne Frank" e depois vivenciado por uma palestra com a senhora Miep Gies, a pessoa que escondeu Anne em sua casa. Um brinde à mudança. Este foi o momento em que a narrativa se desenvolveu: um misto de emoção, de reencontros, escolhas e transformações.

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Escritores_da_liberdade_01 Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Escritores_da_liberdade_03


1) Com base no filme, escolha uma das personagens abaixo com quem você mais se identificou e escreva uma pequeno relato de vida, como se você fosse a personagem escolhida:


Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Amandac Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Andreyz Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade BranqueloLíngua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Erinz

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Evar Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Glria Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Jamalo Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Marcosm Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Sindya

2) Qual a cena do filme você mais gostou? Explique.



3) Como você classificaria a senhora Miep Gies? Use apenas um adjetivo.


Anexos:

Sobre a história de Anne Frank - Visite: Anne Frank - vítima do holocausto
Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Anne_frank

Sobre a Fundação nos EUA - Visite: Freedom Writers Foundation
Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Mh_whoweare

Trechos do filme:


prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por MatheusCassimiro Seg 30 maio 2011, 13:24

u-u , trabalhinho meio que difícil ; )

MatheusCassimiro
MatheusCassimiro
Gremista

Mensagens : 24
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 29
Localização : Jardim Laranjeiras, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

https://inov.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por Pedro Paulo Seg 30 maio 2011, 13:47

marco.pque ele persavas que nao tinha mais solucão pra vida..
quando ele foi pŕa fala com a mae dele essa foi a cena que marcou a minha vida .como um exemplo de professora ,que sevemos ter nas escola.ese filme foi muito bom para todos pque e o que todos viver e passa.cada dia verce um gigante por dia

Pedro Paulo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por lidiana merlim cruz Seg 30 maio 2011, 13:48

1)- Eu amo meus alunos quero que eles tenham um futuro digno quero me dedicar a eles .

2)- A cena que eu mais gostei quando ela comprou os livros para dar os alunos para poder incentivar os alunos que estudar vai levar a eles a um futuro bom .

3)- Muito bonita .

lidiana merlim cruz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por thayna da costa Seg 30 maio 2011, 14:03

1) -Sou muito na minha, mais quero ter um bom futuro .

2)- A cena que a erin da os diários , para os alunos se expressar através das palavras e quando ela leva eles para o passeio ,e quando eles recadam dinheiro para trazer Anne frank .

3)- excelente!

thayna da costa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por miguel Seg 30 maio 2011, 14:07



1) eu quando tinha uma media de 11 anos e o outro meu colega de 12 anos eu tive uma ideia de pegar a arma do meu pai ensima do gardarroupa levei para uma pracinha eu e meu amigo lá eu tirei a arma de uma bolsa e asim desastro como manusiar a arma apertei o gatilho com uma delicadesa bom o fim voce sabe ne abala foi para coraçao do meu colega

2)a sena que o marcos conversava com o seu colega na praça

3)intereçanti[/i]

miguel

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por lucas araujo Seg 30 maio 2011, 17:31

1. Eva! Eu sofria muita pressão e não sabia direito o que fazer. Podia ir pro lado certo ou errado. (o certo seria eu contar o que vi, acusando o membro da família)
Mas depois das aulas da professora Erin, a ideia de não prejudicar alguém bateu mais forte.
Então, acabei fazendo certo (pra mim) que para os outros membros da minha família estaria sendo o errado.

2. A CENA que mais gostei foi a que a professora "brigou" com o aluno porque ele tinha se avaliado com uma nota 0!

3. Inteligente. ;D

lucas araujo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por TalitaRibeiro. Seg 30 maio 2011, 17:59

1. Erin! Na vida nos temos altos e baixos, se cairmos, temos que levantar, pois se continuarmos no chão estaremos dizendo para nós mesmos eu não sou ninguém, se eu não matar ou roubar eu não mereço o respeito. Então com uma grande Positividade posso mudar e deixar o errado para traz.
2. A Cena que o Marcos pede sua mãe para voltar para casa. (quasechoreii)
3. Inteligente.
TalitaRibeiro.
TalitaRibeiro.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 29
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Difícil?

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 07:58

MatheusMota escreveu:u-u , trabalhinho meio que difícil ; )


Nada é impossível para alguém que é capaz!

Para de onda e vai responder o trabalho.

Abraços.
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Sempre há solução.

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 08:07

Pedro Paulo escreveu:marco.pque ele persavas que nao tinha mais solucão pra vida..
quando ele foi pŕa fala com a mae dele essa foi a cena que marcou a minha vida .como um exemplo de professora ,que sevemos ter nas escola.ese filme foi muito bom para todos pque e o que todos viver e passa.cada dia verce um gigante por dia

Olá Pedro,

Arrepender-se do erro e pedir perdão é uma virtude dos nobres. Essa cena é verdadeiramente emocionante! Nossos pais sempre merecem nossa honra.
Sobre o exemplo da professora, penso que a afetividade realmente é um fator importante no relacionamento, mas é uma via de mão dupla. A disposição, o interesse e o respeito deve ser mútuo. As dificuldades existem para passarmos por cima delas.

Sucesso!
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Nós escrevemos nosso futuro

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 08:59

lidiana merlim cruz escreveu:1)- Eu amo meus alunos quero que eles tenham um futuro digno quero me dedicar a eles .

2)- A cena que eu mais gostei quando ela comprou os livros para dar os alunos para poder incentivar os alunos que estudar vai levar a eles a um futuro bom .

3)- Muito bonita .

Olá Lidiana,

A Erin realmente se dedicou aos alunos e obteve um retorno. Talvez, ela devesse dar mais atenção à sua família. Essa cena que você gostou foi primordial para o desenrolar do filme. A leitura é muito importante. Visite a biblioteca, leia um livro e viaje. A beleza da Sra Miep Gies vem de dentro pra fora, ela foi um exemplo.

Sucesso!
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Eternizar a história

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 09:03

thayna da costa escreveu:1) -Sou muito na minha, mais quero ter um bom futuro .

2)- A cena que a erin da os diários , para os alunos se expressar através das palavras e quando ela leva eles para o passeio ,e quando eles recadam dinheiro para trazer Anne frank .

3)- excelente!

Olá Thayná,

Quem disse isso? Foi a Amanda?
Quando não sabemos como falar, podemos escrever. Ter um diário e enchê-lo com experiências do nosso dia eternizam nossa história. Unir-se em prol de um objetivo é a demonstração de respeito e amor ao próximo. A Miep Gies é excelente!

Sucesso.
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Rever

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 09:15

miguel escreveu:

1) eu quando tinha uma media de 11 anos e o outro meu colega de 12 anos eu tive uma ideia de pegar a arma do meu pai ensima do gardarroupa levei para uma pracinha eu e meu amigo lá eu tirei a arma de uma bolsa e asim desastro como manusiar a arma apertei o gatilho com uma delicadesa bom o fim voce sabe ne abala foi para coraçao do meu colega

2)a sena que o marcos conversava com o seu colega na praça

3)intereçanti[/i]

Olá Miguel,

Você respondeu o número um como solicitado, observe os erros gramaticais. Você não explicou porque escolheu a cena entre os dois meninos. A figura da Miep Gies é muito interessante.
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Agir certo

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 09:21

lucas araujo escreveu:1. Eva! Eu sofria muita pressão e não sabia direito o que fazer. Podia ir pro lado certo ou errado. (o certo seria eu contar o que vi, acusando o membro da família)
Mas depois das aulas da professora Erin, a ideia de não prejudicar alguém bateu mais forte.
Então, acabei fazendo certo (pra mim) que para os outros membros da minha família estaria sendo o errado.

2. A CENA que mais gostei foi a que a professora "brigou" com o aluno porque ele tinha se avaliado com uma nota 0!

3. Inteligente. ;D

Olá Lucas,

A verdade é sempre o caminho! Você não explicou porque você gostou dessa cena, mas eu posso imaginar e concordo, pois ele modificou muito os seus atos, muito embora tenha pisado na bola. A mudança é possível. A inteligência da Miep Gies, aumentou os dias de vida de Anne Frank.

Sucesso!
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Levantar e olhar pra cima!

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Ter 31 maio 2011, 09:25

TalitaRibeiro. escreveu:1. Erin! Na vida nos temos altos e baixos, se cairmos, temos que levantar, pois se continuarmos no chão estaremos dizendo para nós mesmos eu não sou ninguém, se eu não matar ou roubar eu não mereço o respeito. Então com uma grande Positividade posso mudar e deixar o errado para traz.
2. A Cena que o Marcos pede sua mãe para voltar para casa. (quasechoreii)
3. Inteligente.

Olá Talita,

O chão é lugar de derrotados, é preciso alçar voos. Podemos cair, mas jamais ficaremos por baixo. Há uma virtude em saber se levantar. Marcos escolheu se levantar, ele reviu seus conceitos. Por que você não chorou? Era pra chorar. A Miep Gies é inteligente e você também!

Sucesso!
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por Patty Simas Sex 03 Jun 2011, 10:58

1) Com base no filme, escolha uma das personagens abaixo com quem você mais se identificou e escreva uma pequeno relato de vida, como se você fosse a personagem escolhida:

Erin - Minha profissão não agradava meus pais, pois eles achavam que o meu talento não era valorizado, mas eu não ligava pra dinheiro, eu estava ali seguindo aquela profissão porque eu gostava e não por que eu queria mais dinheiro na minha vida.

Foi quando eu passei em um concurso para uma escola perto de minha casa, que vi que a minha profissão era de extrema importância para aqueles alunos.Percebendo isso me dediquei por entera a eles, esquecendo da minha vida pessoal, antes eu vivia a simples Erin e agora eu vivo a Professora Erin e sei que tudo que faço, por mais que seja simples, pode mudar a vida de uma pessoa. Luto por causas que todos encaram como impossível, e sei que agora esta escola é minha casa e esses alunos são minha família.

2) Qual a cena do filme você mais gostou? Explique.

Quando Erin impõe respeito na turma e conta à turma a história dos Judêus, e logo após a turma quebra todas as fronteiras entre eles.Ali percebi que todos tem capacidade de mudar.

3) Como você classificaria a senhora Miep Gies? Use apenas um adjetivo
Heróica.
Very Happy

Patty Simas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Professor por excelência

Mensagem por prof Marcio Tuza-Port Sex 03 Jun 2011, 12:17

Patty Simas escreveu:1) Com base no filme, escolha uma das personagens abaixo com quem você mais se identificou e escreva uma pequeno relato de vida, como se você fosse a personagem escolhida:

Erin - Minha profissão não agradava meus pais, pois eles achavam que o meu talento não era valorizado, mas eu não ligava pra dinheiro, eu estava ali seguindo aquela profissão porque eu gostava e não por que eu queria mais dinheiro na minha vida.

Foi quando eu passei em um concurso para uma escola perto de minha casa, que vi que a minha profissão era de extrema importância para aqueles alunos.Percebendo isso me dediquei por entera a eles, esquecendo da minha vida pessoal, antes eu vivia a simples Erin e agora eu vivo a Professora Erin e sei que tudo que faço, por mais que seja simples, pode mudar a vida de uma pessoa. Luto por causas que todos encaram como impossível, e sei que agora esta escola é minha casa e esses alunos são minha família.

2) Qual a cena do filme você mais gostou? Explique.

Quando Erin impõe respeito na turma e conta à turma a história dos Judêus, e logo após a turma quebra todas as fronteiras entre eles.Ali percebi que todos tem capacidade de mudar.

3) Como você classificaria a senhora Miep Gies? Use apenas um adjetivo
Heróica.
Very Happy

Olá Patrícia,

parabéns por ter atingido a proposta do trabalho. Verdadeiramente para Erin não havia impossível e não há situação que não possa ser mudada. Miep Gies é verdadeiramente uma heroína.

Sucesso!
prof Marcio Tuza-Port
prof Marcio Tuza-Port

Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 45

http://marciodalegria.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por Bruno moura Sáb 04 Jun 2011, 08:28

1)Eu(Marcos)fui expulso de casa por que comesei me involver com drogas e a me juntei com pessoas que roubavam matavam e comesei a me involver também mas quando conhecie a professora Erin, minha vida mudou e vie que aquilo não era vida,comesei a estudar e minha mãe me aceitou de novo em casa.
2)Quando a professora disse que ia continuar dando aula para eles.Por que se ela saísse eles talvés não iriam continar com o disipenho de antes.
3)Inteligente.

Bruno moura

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por Mayara Nágila Seg 06 Jun 2011, 14:13

Po, a professora Bárbara, de Literatura e Língua Portuguesa não postou nenhum trabalho pra turma 2001 (manhã), nem nada não?
Mayara Nágila
Mayara Nágila

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade Empty Re: Língua Portuguesa - 2003 - Tarde - Profº Márcio d' Alegria Tuza - Escritores da Liberdade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos